Criar. Perder e recuperar a voz criativa.
Houve uma altura em que eu perdi a minha voz criativa, deixei de me permitir criar. Tinha um trabalho numa outra área profissional à qual me dedicava a tempo inteiro. Não tinha tempo, nem inspiração. Para além disso, mudei de casa, onde não tinha o meu espaço para criar e fui-me desligando da arte quase por completo.
Com o passar dos anos fui percebendo como essa quebra da ligação à minha parte criativa me estava a afetar emocional e psicologicamente.
A importância de criar tempo e espaço para criar
Decidi-me a criar o Tempo e a criar o Espaço para criar (por muito reduzidos que ambos fossem).
Permiti-me ter novamente uma secretária onde podia espalhar as minhas tintas e pincéis, e não parei mais.
Foi no final de 2017 que comecei novamente a criar, a pintar, a desenhar, a escrever… Comprei uma caixa de aguarelas e um bloco de desenho. Decidi aprender mais para melhorar a minha técnica e fiz algumas formações ligadas à pintura em aguarela. Comecei a escrever uma história infantil e a dar asas à minha criatividade também na escrita.
E quando mais tarde veio a pandemia, perdi o meu emprego e precisei de dar uma “volta” na minha vida, e então decidi que era hora de finalmente voltar à ilustração e ao design, as minhas áreas de formação, que eu tinha deixado, sem querer, perdidos no tempo, por circunstâncias da vida.
Hoje em dia, para além de ser o meu trabalho, CRIAR é mesmo algo que me traz uma sensação de realização e felicidade muito grandes, mas mais que tudo, a oportunidade de crescimento e autoconhecimento, pois cada criação é um processo, que nem sempre é fluído como água e isento de complexidade emocional.
Mas uma coisa é certa: Criar, tanto para mim, como em serviço aos meus clientes, é algo de que já não consigo prescindir (apesar das dificuldades de ser freelancer).
Recuperar a minha voz criativa tem sido um processo e uma caminhada. Uma valente jornada de aventuras, desafios e aprendizagens, pelas quais eu estou tão grata.
Grata também pela coragem de me deixar ir, seguir o caminho do coração, e grata por quem me tem rodeado de apoio, pelos anjos no caminho que vão acreditando em mim, me vão dando a mão e levando a minha arte a mais e mais gente.
Obrigada
x
J.
Segue-me no instagram para conteúdos atualizados acerca do meu trabalho e e do meu processo enquanto artista, ilustradora e designer freelancer – Instagram: joana_su_art